Comer frutas e vegetais é mais eficiente no combate a doenças do coração do que na prevenção do câncer. A conclusão é de um trabalho publicado na revista do Instituto Nacional do Câncer, no Reino Unido. Segundo o estudo, comer alimentos naturais reduz em até 30% as chances de um ataque do coração. A mesma dieta é capaz de diminuir em cerca de 4% a chance de incidência de um câncer.
O estudo foi feito com quase 400 mil homens e mulheres em dez países europeus, ao longo de nove anos. Os cientistas descobriram que o consumo diário de frutas e vegetais, embora extremamente saudável, não tem um impacto significativo na prevenção do câncer.Em 1990 a Organização Mundial de Saúde recomendava a ingestão de até cinco porções diárias de frutas e vegetais como forma de combater a doença. Acreditava-se na época que essa dieta seria capaz de reduzir em até 50% o potencial de desenvolver o câncer.
Os pesquisadores atribuem a diminuição do consumo de álcool, a prática de exercícios e o hábito de não fumar os responsáveis por essa mudança nos índices. Entretanto, apesar dos novos resultados, eles alertam que o consumo das frutas e vegetais não deve ser descartado ou diminuído. Embora de ação limitada contra o câncer, o hábito saudável no cardápio atua de forma incisiva contra as doenças do coração.
Durante o estudo, os voluntários que ingeriram cinco porções diárias de 200 g dessa dieta apresentaram uma redução de 30% nos casos de doenças do coração e derrames, em comparação com aqueles que ingeriram apenas uma porção diária. Também não está descartado o efeito preventivo de alguns tipos de alimentos contra o câncer. Uma dieta rica em frutas e vegetais, dizem os cientistas, permanece sendo altamente recomendável.
Fonte:Equipe Bem Star |
Nenhum comentário:
Postar um comentário